Cinco sentidos: Visão e a Infância

maio 18, 2022

Olhos de CriançaOs olhos são as estruturas responsáveis pela nossa visão, sendo, portanto, bastante importantes para nosso organismo. A percepção se aprimora com a oportunidade de experiência visual que estimula o desenvolvimento cognitivo, social e motor.

Certamente seu filho já passou por uma avaliação de visão, o “teste do olhinho” é realizado ainda na maternidade e é capaz de identificar importantes alterações oculares. Mas, e depois de quanto tempo devo levar meu filho para fazer exames oftalmológicos? De acordo com especialistas no assunto, recomenda-se o retorno ao oftalmologista após 1 ano e em seguida aos 3 anos de idade, para exames de rotina.

Em algumas situações é difícil identificar problemas ou alterações de visão e por isso o acompanhamento regular é necessário. Porém, a escola e a família podem ficar atentos a alguns sinais que indicam que algo pode não estar indo bem com a saúde dos olhos. Mau desempenho escolar, olhos grudados na tela, dores de cabeça constantes, lacrimejar excessivamente, coceira constante nos olhos, inclinar a cabeça ou fechar um dos olhos para enxergar, dificuldade de acompanhar linhas de texto, sensibilidade exagerada à luz, desvios oculares e dificuldades para identificar cores e de aprendizagem são sinais de alerta.

Alguns cuidados podem ser adotados em casa e na escola para evitar possíveis problemas de visão. Já sabe-se, por meio de evidências científicas, que a exposição frequente às telas é prejudicial à visão da criança. Começamos por este ponto, estabelecendo limites para o uso de celulares, tablets, computadores e televisão. Previna acidentes em casa! Muito cuidado com produtos de limpeza e outros químicos, estes materiais devem ficar longe das crianças e em caso de contato com os olhos, a avaliação médica deve ser imediata. Supervisionar ou evitar a utilização de objetos pontiagudos, muitas vezes o perigo não reside apenas nas facas e tesouras, mas também lápis, canetinhas ou brinquedos podem originar lesões. As brincadeiras em área externas são benéficas para prevenir problemas oculares. Usar a visão ao longe ajuda a trabalhar a musculatura dos olhos das crianças, mas fique atento à exposição solar e com galhos e folhagens que possam atingir a visão.

A parte mais importante do desenvolvimento dos olhos acontece nos primeiros anos de vida. Por isso devemos estar atentos aos sinais de alerta, pois qualquer irregularidade nessa fase pode comprometer a saúde da visão. Manter uma atenção em relação a este sentido é crucial para o bom desenvolvimento infantil.

Eloise BrustolinDiretora pedagógica do Espaço da Criança. Pedagoga, mestre em educação, psicopedagoga clínica e institucional, especialista em desenvolvimento infantil.

Deixe um comentário
Dia das Mães 2022

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.