Volta às aulas 2015 – Dúvidas frequentes

O que você precisa saber sobre os primeiros dias de aula

Após as merecidas férias para pais, familiares, professores e crianças, o ano letivo vai começar! No dia 05 de fevereiro, quinta-feira, receberemos as crianças dos níveis 1, 2 e 3 e no dia 09 de fevereiro, segunda, as dos níveis 4 e 5.

Em meio a alegria e expectativa da volta às aula, aparecem inúmeras dúvidas. Temos famílias chegando agora no nosso “Espaço” e famílias que já são “da casa” e acostumados com a nossa rotina, mas tudo é novo para todos, pois mudanças acontecem ano a ano em todos os níveis. Para auxiliá-los nos primeiros dias de aula,  elaboramos este informativo com as perguntas e respostas frequentes sobre os encaminhamentos da Escola. Vamos lá!

1.Que horas vão começar as aulas?

R. A escola funcionará das 7h às 19h. As professoras regentes estarão na escola a partir das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30. Após este horário as crianças ficarão com as professoras auxiliares.
Horário efetivo de aulas: Manhã das 8h às 12h – tarde 13h30 às 17h30
No horário das 12h às 13h não é permitido o acesso de pais às salas de aula, pois este é um momento de descanso das crianças e horário de almoço de parte dos funcionários.

2. Qual é a sala e professora do meu filho?

R. O ensalamento com o nome dos alunos, sala e professora estará em edital no hall de entrada da escola.

3. Precisa usar uniforme no primeiro dia de aula?

R. Sim. Mas, caso o aluno seja do berçário ou ainda não o tenha adquirido, poderá usar uma roupa confortável para as atividades. O uniforme deve ser identificado.

4. O que levar no primeiro dia de aula?

R. No primeiro dia os pais deverão enviar os materiais de higiene solicitados na lista de materiais, preferencialmente identificados. Para os bebês, pense em uma bolsa ou mochila para passar o dia fora. Fraldas, lenços, pomadas, mudas de roupas, mamadeiras para sucos, leite, chá, toalhinha de boca, chupeta (se for o caso), lençol, fronha, travesseiro (pequenos), leite em pó (se usar) e um brinquedo identificado. Crianças que estão em processo de desfralde devem trazer mais mudas de roupas. Para os maiores, uma mochila com toalha de mão, materiais de higiene e uma muda de roupa se for necessário. Se houver necessidade de ministrar alguma medicação, por favor avise a professora.

5. Onde e quando eu pego os materiais personalizados da escola? Tem que levar material de papelaria?

R. As mochilas novas, agendas e bolsas de higiene serão entregues no primeiro dia de aula.
Os materiais de papelaria estão incluidos na mensalidade e serão distribuidos aos alunos na primeira semana de aula. Estes materiais ficarão na escola sob os cuidados da regente.

6. O que as crianças vão comer nos primeiros dias de aula?

R. A alimentação oferecida desde o primeiro dia será a prevista em cardápio. O cardápio estará disponível para consulta no site da escola a partir do dia 04/02/2015.

7. Como ocorre o processo de acolhida e adaptação das crianças?

R. As professoras regentes receberão as crianças em sala ou no parque com atividades e brincadeiras planejadas para o período de adaptação. Os pais podem ficar com a criança nos parques e ambientes da escola até que a entrada em sala ou o vínculo com a professora esteja mais tranquilo, porém não é permitida a permanência dos familiares dentro da sala de aula e nas janelas.

8. Depois de deixar meu filho em sala, o que eu faço? E se meu filho chorar? Quanto tempo eu deixo meu filho no primeiro dia? E se eu for embora e ficar insegura(o)?

R. Os pais poderão ficar na recepção da escola o tempo que desejaram durante a adaptação, porém não é permitido o acesso às salas para o bem-estar de todos os alunos. As professoras virão sempre que possível dar informações sobre o estado da criança. Se a criança chorar muito, os pais serão prontamente comunicados. A decisão de vir buscar ou não é inteiramente da família. É recomendado que a criança não fique o tempo integral na escola nos primeiros dias, especialmente os menores, porém o tempo de permanência da criança na escola na semana de adaptação (05/02 a 13/02) é mais uma vez uma decisão da família. Nós sugerimos ficar 1 a 2 horas no primeiro dia, 2 a 3 horas no segundo e assim por diante. Porém, cabe aos pais avaliar a sua disponibilidade, possibilidade e também como a criança está se relacionando com o novo contexto. Nós estaremos lá para ajudá-los! Se os pais não puderem ficar na escola, mas se sentirem inseguros e com o coração apertado durante o dia, não exitem, liguem para nós.

9. Tenho dúvidas em relação a uniformes, boletos, documentação, recibo, materiais, pagamento… O que eu faço?

R. Procure a secretaria ou a coordenação.

10. Quando vai ser a reunião coletiva de pais? Quais serão os assuntos?

R. A reunião será para pais do Nível 1 a 5 no sábado, dia 07 de fevereiro, das 9h30 às 10h30 na Escola. Não haverá atendimento para as crianças neste dia.
Na reunião será apresentado o corpo docente, regimento escolar, temas de trabalho, objetivos e encaminhamentos de cada nível e orientações gerais para o primeiro semestre de 2015.

Esperamos por vocês!

Ainda tem dúvidas? Ligue para 3252-8255, estamos à disposição. Será um prazer atendê-los!

Equipe Espaço da Criança

31 de janeiro de 2015 | Categoria: Circulares | Comments: none

 

Deixe uma Resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.